Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Democrata George McGovern morre aos 90

Nixon derrotou ex-senador em 1972, ano em que comitê no Watergate foi arrombado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-senador George McGovern, candidato à Presidência dos EUA em 1972 pelo Partido Democrata e derrotado por Richard Nixon (1913-94), morreu ontem aos 90 anos de causas naturais em um hospital de Sioux Falls, em Dakota do Sul, onde nasceu.

Nos dois últimos anos da Segunda Guerra (1939-45), McGovern serviu na Força Aérea americana como piloto. Depois da guerra, tornou-se doutor em história e lecionou na Universidade Wesleyan, em Dakota.

Iniciou sua carreira política no Partido Democrata em 1948 e, entre 1957 e 1960, foi membro da Câmara dos Representantes (deputados). Após perder a eleição ao Senado em 1960, foi nomeado diretor do programa Food for Peace pelo então presidente John F. Kennedy (1917-63).

Um dos grandes políticos liberais dos EUA, McGovern elegeu-se senador em 1962 e 1968, quando fez forte oposição à Guerra do Vietnã. Em 1972, foi o candidato democrata à Presidência contra Nixon.

Semanas depois da escolha do senador Thomas Eagleton (1929-2007) para vice de McGovern, Eagleton deixou a campanha por enfrentar uma depressão.

Para seu lugar, foi escolhido o diplomata Sargent Shriver, cunhado de Kennedy. McGovern e Shriver tiveram uma das maiores derrotas eleitorais da história americana.

No ano da eleição, o arrombamento do comitê de campanha dos democratas em Washington, que ficava no edifício Watergate, tinha como objetivo grampear os telefones do partido. O escândalo só veio à tona dois anos depois, o que culminou com o impeachment de Nixon.

HOLLYWOOD

McGovern foi reeleito ao Senado em 1974, mas perdeu o assento em 1980. Quatro anos depois, candidatou-se às prévias democratas para a eleição presidencial, mas desistiu de concorrer ao ficar em terceiro lugar nas primárias de Massachusetts.

McGovern foi o primeiro candidato a ter apoio da indústria do cinema. Em 72, teve os irmãos Warren Beatty e Shirley MacLaine, e a atriz e cantora Barbra Streisand como cabos eleitorais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.