Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cameron cobra BBC sobre caso de abuso sexual

Premiê britânico questiona suspensão de reportagem sobre ex-apresentador

Morto em 2011, Jimmy Savile apresentou programa por 20 anos e é suspeito de molestar 200 mulheres e meninas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A rede britânica BBC foi cobrada publicamente ontem pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, sobre o escândalo que envolve um ex-apresentador da emissora.

Segundo Cameron, a BBC tem "sérias questões a responder" sobre as acusações de abuso sexual contra Jimmy Savile, morto em 2011, e que apresentou por 20 anos (1964-1984) o popular programa musical "Top of the Pops".

"Os acontecimentos de hoje [ontem] são preocupantes, porque a BBC mudou sua versão para a não exibição da reportagem sobre Savile", disse o premiê, acrescentando que o país está "chocado".

Cameron se referia ao afastamento, ontem, de Peter Rippon, editor do telejornal "Newsnight", responsável pela decisão de cancelar a exibição, em dezembro, de um programa sobre as denúncias.

A emissora disse ontem que a justificativa apresentada por Rippon em texto publicado no início do mês num blog da BBC era "incompleta" e "imprecisa".

Entre as "razões editoriais" que teriam norteado sua decisão, Rippon apontou que o "Newsnight" "normalmente não se interessa pela exposição de celebridades" e que Savile, morto havia dois meses, "não poderia se defender".

Hoje, o diretor-geral da BBC, George Entwistle, vai prestar depoimento em audiência na Câmara dos Comuns.

No programa "Panorama", exibido pela BBC na noite de ontem, a diretora de jornalismo, Helen Boaden, disse ter avisado a Entwistle sobre a reportagem e alertado que a rede teria que mudar seu especial de fim de ano, que incluía uma homenagem a Savile.

Na última semana, a Scotland Yard decidiu investigar as denúncias. Savile teria molestado 200 mulheres e meninas. Há a suspeita de que algumas delas tenham sido abusadas na própria BBC.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.