Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Popular, acusado era misto de DJ e filantropo

DE LONDRES

Jimmy Savile foi administrador de bares, DJ e apresentador de TV. Ele dizia ter sido a primeira pessoa no mundo a usar dois toca-discos em festas noturnas, para garantir que o som não parasse.

Os maiores sucessos do apresentador foram o popular programa musical "Top of the Pops" e "Jim'll Fix It" (Jim vai dar um jeito).

Savile era conhecido pela personalidade excêntrica e por suas ações de caridade, que lhe renderam o apelido "São Jimmy".

Católico, arrecadou mais de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) para diversas instituições de caridade. Uma das instituições para as quais ele angariava fundos era o hospital de Stoke Mandeville, onde teve início o que viria a se tornar a Paraolimpíada.

Apesar de trabalhar com crianças em diversos programas televisivos, Savile dizia que as odiava.

"Vivemos em um mundo muito curioso, e é mais fácil para mim, como um homem solteiro, dizer que não gosto de crianças porque isso evita que eu seja perseguido por pessoas de tabloides", afirmou, em um documentário exibido em 2000.

Em uma entrevista que se tornou famosa, ele declarou que não tinha emoções.

Savile recebeu uma condecoração do império britânico, o título de "sir" e se tornou amigo da primeira-ministra Margaret Thatcher e do príncipe Charles.

Morreu em sua casa em Leeds, cidade em que nasceu, no norte da Inglaterra, em outubro do ano passado, depois de passar uma temporada no hospital para se recuperar de uma pneumonia.

Mais de 4.000 pessoas compareceram ao velório do apresentador.

(RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.