Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Berlusconi é condenado a prisão por fraude fiscal

Ex-premiê italiano afirma que a condenação é "fora da realidade"

Sentença, para a qual cabe recurso, impede que ele ocupe cargos políticos pelos próximos três anos

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi foi condenado ontem a um ano de prisão por fraudes fiscais. Berlusconi ainda pode recorrer da decisão, proferida por um tribunal de Milão, e só será preso após uma decisão final.

A sentença também impede o ex-premiê de ter cargos políticos pelos próximos três anos e obriga os condenados ao pagamento de € 10 milhões à Receita Federal. Inicialmente, o político tinha sido condenado a quatro anos de prisão, mas foi beneficiado por uma anistia de três anos com base em lei para diminuir a lotação do sistema prisional do país.

Aos 76 anos de idade, Berlusconi havia anunciado durante esta semana que não concorreria à próxima eleição para primeiro-ministro na Itália, que acontece em 2013.

O caso pelo qual foi condenado começou em 2006, quando o empresário e político ainda exercia o cargo de primeiro-ministro do país, e tem relação com sua empresa de mídia, a Mediaset.

Berlusconi e outras pessoas eram acusadas de participação em um esquema pelo qual inflacionavam artificialmente o preço de direitos de programas de televisão vindos dos EUA.

Os programas eram adquiridos por companhias offshore do grupo e em seguida revendidos à Mediaset, e havia a falsificação de documentos para pagar menos impostos.

O julgamento teve diversas interrupções, especialmente por conta de uma lei, revogada no ano passado, que garantia imunidade ao premiê, e por Berlusconi ter adiado audiências alegando compromissos oficiais.

Também no fim do ano passado, Berlusconi se viu obrigado a renunciar ao cargo de chefe do governo na Itália, abalado pela crise econômica e pelos escândalos de corrupção e de abuso sexual que enfrentou.

Após o anúncio da condenação, ontem, as ações do grupo Mediaset registraram queda de quase 3% na Bolsa de Milão. Berlusconi é o sexto homem mais rico da Itália atualmente e também comanda o poderoso time de futebol AC Milan.

Em entrevista ao "Corriere della Sera", Berlusconi afirmou que a condenação era "incrível, completamente fora da realidade" e que tinha motivações políticas.

Berlusconi responde a diversos outros processos, dos quais o mais famoso é o relativo ao caso "Rubygate", em que é acusado de incitar a prostituição e de corrupção de menores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.