Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo não prioriza atacar desigualdade, afirma economista

Para professor de universidade nos EUA, ausência de mobilidade social prejudica produtividade e inovação

Li Gan, que coordenou pesquisa financeira, prevê que disparidade vai piorar, mas descarta instabilidade social

DE PEQUIM

Coordenador da Pesquisa Financeira Domiciliar da China, o economista Li Gan afirma que a desigualdade é provocada pelo avanço mais rápido entre os mais ricos e aponta a falta de meritocracia como um de seus motivos.

Professor da Universidade do Texas A&M, Li acredita que a falta de mobilidade social criará obstáculos para a China melhorar em áreas como inovação, um dos seus principais objetivos no curto prazo. Por outro lado, descarta um risco iminente de instabilidade social. Leia trechos da entrevista com ele.

-

Folha - Como está a desigualdade ante dez anos atrás?
Li Gan - De acordo com a informação do governo, e em comparação com os meus dados, a desigualdade está piorando. Mas não porque o pobre está ficando mais pobre. Os ricos estão mais ricos.
O atual governo tenta bastante ajudar os pobres da zona rural. Os camponeses se livraram de todos os impostos rurais e receberam subsídios substanciais. Isso nos primeiros cinco anos [do governo Hu Jintao], a partir de 2003.
Mas conversei com vários camponeses: apreciaram as mudanças, mas isso não é suficiente. E pessoas com negócios próprios estão indo especialmente bem, e isso ajuda a desigualdade a piorar.

O governo eleva salários e quer estender a rede de proteção social. Está funcionando?
Não acho que baste. Toda vez que há pacote de estímulos, é sempre com gastos em infraestrutura. [Desigualdade] não é prioridade. Sem ação ativa do governo, a China vai continuar ficando mais desigual. E isso é perigoso.

Qual é o perigo?
A desigualdade faz as pessoas se sentirem mal. Sentem que a mobilidade social está piorando. E, sem mobilidade social, a produtividade, a inovação, tudo isso cai gradualmente. Você não vê esperança, não trabalha duro.
Mas eu discordo da avaliação do Banco Mundial de que o Gini maior do que 0,6 pode desatar uma revolução. Não vejo como isso aconteceria.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.