Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Furacão causa cancelamento de 13 mil voos

Ao menos 15 partidas na rota Brasil-EUA foram suspensas por causa de Sandy; hoje, mais 9 voos estão cancelados

Infraero e Anac recomendam que passageiros entrem em contato com companhias aéreas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao menos 16 voos que partiam ou tinham como destino cidades brasileiras foram afetados ontem pela situação meteorológica na costa leste americana, que aguardava a chegada do furacão Sandy.

Pelo menos outros nove trajetos, que estavam previstos para hoje, foram cancelados pelas mesmas razões.

O cancelamento dos voos foi recomendado pelas autoridades americanas. Em toda a Costa Leste americana, cerca de 13.700 voos domésticos e internacionais tinham sido afetados até esta terça.

Da American Airlines, seis voos foram cancelados ontem. Todos tinham como destino ou origem o aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York. Também a Delta Airlines e United Airlines cancelaram alguns voos (dois e três, respectivamente).

A TAM, por sua vez, suspendeu cinco voos cujos trajetos incluíam passagem pela cidade de Nova York.

Para hoje, nove voos foram cancelados. Quatro da American Airlines (três dos Estados Unidos para o Brasil e um do aeroporto de Cumbica para Nova York); três da TAM (dois de Nova York para Cumbica e um de Cumbica para Nova York) e dois da Delta Airlines. A companhia United Airlines não havia confirmado se haveria cancelamento de seus voos.

RECOMENDAÇÕES

A Infraero, empresa que administra os aeroportos do Brasil, recomenda aos passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com as companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.

A Anac, em nota, disse que irá monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.

Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.

Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem.

As regras da Anac valem para voos que partem de aeroportos brasileiros, independentemente se a companhia for nacional ou internacional.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.