Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministro mexicano morre em queda de helicóptero

Blake Mora, 45, era o principal nome do governo Calderón no combate ao tráfico

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro do Interior mexicano, Francisco Blake Mora, 45, principal nome do governo de Felipe Calderón no combate ao narcotráfico, morreu ontem em um acidente de helicóptero, quando saía da Cidade do México para Cuernavaca, 90 km ao sul da capital.
Blake Mora se dirigia a uma reunião com representantes do Judiciário. Outras sete pessoas que estavam no helicóptero também morreram, entre elas o secretário de Comunicação do ministro, José Alfredo Medina, e o subsecretário de Direitos Humanos da Presidência, Felipe Zamora.
Peritos iniciaram a investigação sobre a queda do helicóptero, inicialmente tratada como um acidente.
Em pronunciamento na TV, Calderón disse que o mau tempo no local pode ter levado a aeronave a cair. "Independentemente disso, haverá uma investigação exaustiva sobre as circunstâncias desse incidente fatal", assegurou.
O fato de Blake Mora ser o representante máximo do governo na intensa luta contra o tráfico, levanta suspeitas de que a morte pode não ter sido acidental.

IMPUNIDADE
Só neste ano, seis prefeitos de cidades em Estados com alta presença do narcotráfico foram assassinados. O último deles, Ricardo Guzmán Romero, prefeito de La Piedad, em Michoacán (oeste), foi baleado no último dia 3, durante um comício. Na ocasião, o ministro garantiu que o crime "não ficaria impune".
Blake Mora é o segundo ministro do Interior a morrer em um acidente aéreo -há três anos, seu antecessor, Juan Camilo Mouriño, estava em um pequeno avião que caiu em um bairro da capital.
Após o acidente, Calderón cancelou sua viagem ao Havaí, para participar da reunião da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.