Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Relatório da ONU atesta falta de consenso sobre adesão palestina

França apoia transformação da Palestina em Estado observador

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

O comitê de admissão do Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem relatório no qual informa não ter obtido um consenso sobre a adesão da Palestina como membro pleno do organismo.
"O conselho irá receber o relatório e irá decidir o que fazer", disse o embaixador português José Filipe Moraes Cabral, sem mencionar prazo para que isso ocorra.
Segundo o relatório, os membros do comitê concordam que a Palestina cumpre critérios pra ser reconhecida na ONU como Estado (como a existência de população e território, ainda que as fronteiras estejam em discussão), mas divergem em relação ao controle do território.
"Questões foram levantadas [...] uma vez que o Hamas é autoridade de fato na Faixa de Gaza."
O observador palestino na ONU, Riyad Mansour, disse que a Palestina deve analisar o relatório e só então adotar uma estratégia.
Uma opção é colocar o pedido em votação no Conselho de Segurança. A vitória teria grande valor simbólico, pois obrigaria os EUA a exercer seu poder de veto.
Mas, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, têm só seis dos nove votos necessários para vencer a votação.
Uma solução intermediária seria a elevação do status da Palestina de entidade observadora a Estado observador, como o Vaticano.
Essa posição é apoiada pela França, que após divulgar a decisão de vetar o pleito palestino, caso ele vá à votação, prometeu trabalhar pela proposta intermediária.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.