Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FMI faz alerta sobre riscos em bancos chineses

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Embora a economia chinesa continue saudável, o setor financeiro do país está cada vez mais vulnerável, diz relatório do Fundo Monetário Internacional.
Entre os riscos citados estão o estouro da bolha imobiliária local, a exposição dos bancos chineses a um crescente mercado de empréstimos informais no país e o superaquecimento de sua economia.
Em uma crítica pouco velada, o Fundo ainda exorta Pequim a abandonar o viés político no câmbio e deixar o yuan se valorizar conforme a oscilação do mercado.
Anteontem, EUA e China voltaram a trocar acusações sobre manipulação das moedas.
O alto índice de poupança entre a população chinesa também é visto como vulnerabilidade pelo FMI.
"Embora a estrutura atual incentive uma grande poupança e altos níveis de liquidez, ela também cria o risco de uma má alocação de capital e de formação de bolhas, sobretudo no setor imobiliário", diz Jonathan Fiechter, vice-diretor do Departamento de Mercado de Capitais.
Já o PIB do Japão cresceu 1,5% no terceiro trimestre, após nove meses de retração, com a economia recuperando parte das perdas após o tsunami.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.