Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Escritor Tariq Ali critica governo do PT por manter política 'neoliberal'

DE PORTO ALEGRE - O escritor e ativista paquistanês Tariq Ali disse ontem em uma palestra que é "tolice" pensar que o bom momento econômico do Brasil será permanente.
"Se a economia chinesa decair, se os mercados desabarem, a economia brasileira será afetada em três semanas", afirmou Ali, em palestra na Câmara de Porto Alegre feita a convite do PSOL.
Ali, ativista de esquerda e também cineasta, criticou o PT e o ex-presidente Lula por terem mantido políticas "neoliberais" do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Para o ativista paquistanês, o petista teve "sorte" ao obter crescimento econômico baseado na demanda da economia da China.
"Se perguntarem para famílias pobres [no Brasil] se gostariam de ter um ótimo sistema de saúde, ter a mesma oportunidades dos ricos, não os imagino dizendo não.
Então, a batalha não está ganha", afirmou Ali. Antes, o paquistanês já havia se referido indiretamente a Lula.
Falou que muitos "radicais" de esquerda viraram "fanáticos" defensores do mercado e que isso "não ocorre apenas no Brasil".
Questionando sobre movimentos de protesto na Europa e nos Estados Unidos, como o Ocupe Wall Street, Ali disse: "Os jovens estão percebendo que talvez não tenham nenhum futuro".
Mas disse enxergar diferenças entre a mobilização americana, que chamou de "simbólica" e a surgida em países como a Grécia, que pode ter efeitos maiores do que os inicialmente esperados.
(FELIPE BÄCHTOLD)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.