São Paulo, sábado, 01 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder palestino dá pontapé para inaugurar embaixada no Brasil

Representação continuará funcionando em uma casa alugada

Adriano Machado/France Presse
O palestino Mahmoud Abbas é surpreendido por pomba durante cerimônia em Brasília

SAMY ADGHIRNI
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, participou ontem de ato simbólico da inauguração da pedra fundamental da embaixada palestina em Brasília -a primeira das Américas.
A cerimônia ocorreu um mês após o Brasil reconhecer a Palestina como Estado independente, seguindo o exemplo de cerca de 90 países. Israel e EUA criticaram a decisão brasileira.
"Apesar da distância geográfica, vocês [brasileiros] estão em nossos corações, e sentimos que também estamos no coração de vocês", disse Abbas, que está no Brasil para a posse da presidente Dilma Rousseff.
O representante do governo brasileiro na cerimônia, embaixador Paulo Cordeiro, disse que o status de embaixada plena dado à futura representação palestina é "um ato de soberania que reconhece outra soberania".
Cerca de 60 convidados -entre diplomatas, políticos e membros da comunidade árabe- participaram da cerimônia, ocorrida debaixo de um toldo de plástico em um terreno baldio nos fundos da Esplanada dos Ministérios.
O governo palestino agora busca levantar fundos para iniciar a construção do prédio da embaixada. Enquanto isso, a representação seguirá em uma casa alugada.
A maioria das representações estrangeiras ocupa terrenos doados pelo Brasil para incentivar a transferência das embaixadas do Rio para a nova capital, nos anos 60.


Texto Anterior: Viveremos os piores anos da revolução, diz opositora
Próximo Texto: Londres foca aborto em ajuda externa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.