São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kissinger e Albright fazem críticas a plano

DE WASHINGTON

Dois ex-secretários de Estado reforçaram o coro de ataques tanto ao plano do presidente George W. Bush de aumentar o número de tropas norte-americanas no Iraque quanto à escalada retórica da administração em relação ao Irã.
Em depoimento ontem ao Comitê de Relações Exteriores do Senado, Henry Kissinger e Madeleine Albright pediram que a estratégia para a região vá além da elevação de contingente e contemple conversas com todos os países, incluindo Irã e Síria, com os quais a Casa Branca se recusa a negociar.
"Acho que o foco tem sido na escalada", disse Kissinger, que foi secretário entre 1973 e 1977, durante os governos de Richard Nixon e Gerald Ford. "Meu foco é o oposto: explicar a escalada em termos de estratégia do melhor caminho a seguir." Isso tem de ser feito, acredita ele, "no contexto de uma vontade de negociar com o Irã, por conta do poder [daquele país]".
Opinião similar apresentou Albright, secretária de Bill Clinton entre 1997 e 2001. "Precisamos de uma escalada na diplomacia", ironizou, após afirmar que apoiaria a proposta de Bush se esta "estivesse conectada a uma missão clara e realizável e se fosse garantido que nossas tropas tivessem o melhor treinamento."
Visões semelhantes foram apresentadas pela comissão bipartidária Grupo de Estudos do Iraque, em dezembro, e, embora educadamente descartadas pela Casa Branca, dominam cada vez mais os membros do comitê, que apresentou uma moção de repúdio ao plano de Bush na semana passada.
O próprio Senado está em busca de uma proposta que contenha termos aceitos tanto por democratas quanto por republicanos. Há pelo menos cinco sendo discutidas. A uni-las, um sentimento de que o presidente segue o plano equivocado.
Na terça, Barack Obama, um dos principais presidenciáveis da oposição, apresentou a sua, que prevê a retirada total das tropas americanas do Iraque no dia 31 de março de 2008. (SD)


Texto Anterior: Incidente aumenta tensão entre Washington e Teerã
Próximo Texto: Reino Unido: Polícia prende 9 suspeitos de planejar execução de militar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.