São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Polícia prende 9 suspeitos de planejar execução de militar DA REDAÇÃO

A polícia britânica prendeu ontem nove pessoas na cidade de Birmingham, na região central da Inglaterra, sob a suspeita de envolvimento num complô terrorista. As autoridades forneceram poucos detalhes, mas, segundo a imprensa britânica, o plano culminaria com a decapitação "no estilo iraquiano" de um soldado britânico muçulmano.
A polícia afirmou que as prisões fazem parte de uma "grande operação de contraterrorismo" coordenada por uma unidade especializada criada há poucos meses. Em entrevista coletiva, o chefe-assistente da unidade, David Shaw, disse que o complô foi descoberto em uma "investigação muito grande", que prosseguirá por mais alguns dias, talvez semanas.
Os serviços de segurança mantêm o Reino Unido em alerta terrorista desde julho de 2005, quando atentados suicidas no metrô e em um ônibus mataram 52 pessoas em Londres.
Em agosto do ano, passado a polícia afirmou ter frustrado um plano terrorista em que seriam usados líquidos explosivos em vôos do Reino Unido para os Estados Unidos, causando caos no tráfego aéreo. Desde então, as autoridades aéreas dos dois países endureceram as normas de segurança, impedindo que os passageiros carreguem líquidos e cremes a bordo de aviões.
A operação de ontem em Birmingham começou antes do amanhecer, em áreas com forte concentração de população muçulmana. Oito homens foram detidos em casas separadas. A polícia também fechou quatro estabelecimentos comerciais, entre eles um internet café e uma livraria islâmica.
Horas mais tarde, um nono suspeito foi preso perto de Birmingham.
A emissora Sky News noticiou que o plano frustrado ontem previa a execução de um militar britânico, que seria filmada para posterior exibição. A vítima, um soldado muçulmano que serviu no Afeganistão, já teria sido escolhida e era monitorado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Kissinger e Albright fazem críticas a plano
Próximo Texto: Confessores dão a repórter conselhos na contramão da ortodoxia do Vaticano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.