São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Eleições são marcadas por calmaria e alta participação

Ali Abbas/EFE
Iraquianos fazem fila para votar em Sinjar, a noroeste de Bagdá

DA REDAÇÃO

A despeito de um tiroteio numa favela de Bagdá (que deixou um morto e outro ferido) e da explosão de três morteiros em Tikrit (80 km da capital), que não deixou feridos, a votação de ontem em 14 das 18 Províncias iraquianas foi marcada pelo clima de calmaria e pelo alto índice de comparecimento.
"A participação nas eleições para as Assembleias provinciais foi elevada e satisfatória", disse, sem revelar números, Sardar Abdelkarim, membro da Comissão Eleitoral, o órgão incumbido de supervisionar a votação.
O sueco Staffan de Mistura, representante especial da ONU que monitorava uma seção eleitoral em Bagdá aprovou o que testemunhou. "Vimos um bom fluxo de participantes, as regras foram aplicadas bastante rigidamente e testemunhei um sistema bastante organizado", declarou o diplomata.
Há 14 mil candidatos (3.900 mulheres) disputando 440 cadeiras nos conselhos, cujo processo de renovação é tido como teste para a estabilidade do país. Os primeiros resultados devem ser divulgados a partir de terça.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Família: Meio-irmão de Obama é preso com maconha
Próximo Texto: Estatização marca 10 anos de Chávez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.