UOL


São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida faria apoio à guerra cair para 33% nos EUA

DA REDAÇÃO

O apoio dos americanos a uma invasão do Iraque pelos EUA permaneceu estável no último mês -mantendo-se em 59%-, mas uma pesquisa do instituto Gallup divulgada ontem revela que a proporção de cidadãos favoráveis a uma guerra cairia drasticamente se o ditador iraquiano, Saddam Hussein, realmente cumprisse a exigência da ONU de destruir seus mísseis Al Samoud 2.
De acordo com a sondagem, realizada para o jornal "USA Today" e o canal de TV CNN, apenas 33% dos americanos apoiariam uma ação militar contra o Iraque se Bagdá destruísse os mísseis.
Além disso, 26% disseram que, apesar de serem favoráveis à guerra, poderiam se opor a ela se o Iraque cumprisse a promessa.
Mas também há aqueles que são contrários à invasão do país, mas poderiam apoiá-la se os mísseis não forem destruídos (15%).
Outro evento que poderia afetar a opinião pública americana é a aprovação pelo Conselho de Segurança de uma nova resolução, como querem os EUA, declarando que o Iraque não cumpriu suas obrigações para com as Nações Unidas -na prática, um aval da ONU para uma guerra.
De acordo com a pesquisa, só 38% dos americanos apoiariam a invasão do Iraque liderada pelos EUA se a ONU não aprovar uma nova resolução que a sustente.
Segundo o Gallup, pela primeira vez, menos da metade dos americanos (47%) apóia a reeleição de Bush em 2004.


Texto Anterior: Bagdá deve começar a destruir mísseis hoje
Próximo Texto: Europa: Partido de Haider, de extrema direita, volta ao governo na Áustria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.