São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNDIA

Governo aumenta os gastos sociais e em infra-estrutura

DO "FINANCIAL TIMES"

O governo da Índia divulgou ontem um forte aumento no gasto social, em educação, saúde e infra-estrutura rural, com o objetivo melhorar as condições de vida de mais de 600 milhões de habitantes de cidades pequenas do interior.
O aumento da arrecadação de impostos, em uma economia que deve crescer 9,2% neste ano, permitiu a Palaniappan Chidambaram, o ministro das Finanças, aumentar o gasto social, enquanto reduz o déficit fiscal do país.
O aumento de 34% do Orçamento da educação será parcialmente financiado pela elevação de 1% em impostos e reflete a preocupação de que o sistema escolar, que sofre de absenteísmo dos professores e de altas taxas de evasão, atrapalhe o potencial econômico do país.
Além do aumento do gasto em saúde, o governo destinou US$ 30 bilhões para infra-estrutura. O ministro anunciou o aumento da taxa sobre dividendos e um "imposto alternativo mínimo" para o setor de software, antes beneficiado por isenções fiscais.
Economistas indianos têm sido céticos sobre o retorno de investimentos em educação e saúde, dados os problemas de prestação de contas nos serviços públicos. O próprio Chidambaram questionou, em 2006, a "lógica de colocar mais água em canos furados".


Texto Anterior: Guerra sem limites: EUA não extraditarão agentes da CIA processados pela Itália
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata três radicais na Cisjordânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.