São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

EUA não extraditarão agentes da CIA processados pela Itália

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos não extraditarão os 26 americanos processados na Itália pelo seqüestro de um clérigo muçulmano em Milão, em 2003. No começo do mês, uma juíza da cidade abriu processo contra os americanos e cinco italianos, acusados de ligação com os polêmicos vôos secretos realizados na Europa pela CIA, principal agência de inteligência dos EUA.
Segundo John Bellinger, assessor legal do Departamento de Estado, o governo dos EUA não recebeu da Justiça italiana o pedido de extradição dos acusados. Se receber, disse, não o cumprirá.
Em Bruxelas para se encontros com autoridades legais européias, Bellinger disse que os EUA não entregarão cidadãos suspeitos a outro país sem receber "garantias" de que eles serão tratados de forma apropriada.
As declarações de Bellinger confirmaram o que já se esperava sobre a posição americana, que deixará vazio o banco dos réus no julgamento a ser aberto no dia 8 de junho. A persistir a atual situação, os 26 americanos serão julgados à revelia.
O egípcio Abu Omar foi seqüestrado em Milão, em fevereiro de 2003. A Promotoria italiana concluiu que o seqüestro foi feito numa operação conjunta do serviço secreto italiano e da CIA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Soldados aderem a coro antiguerra nos EUA
Próximo Texto: Índia: Governo aumenta os gastos sociais e em infra-estrutura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.