São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempestade mata mais de 50 na Europa

País mais afetado é a França, com ao menos 45 mortes; governo francês fala em "catástrofe nacional" e coloca 31 regiões em alerta

Passagem da tormenta Xynthia afeta serviços de trem e aéreos, interrompe fornecimento de energia elétrica e causa inundações

DA REDAÇÃO

A passagem da tempestade Xynthia pela Europa Ocidental deixou pelo menos 54 mortos, provocando caos nos transportes e fortes inundações. A França, país mais castigado pela tormenta, registra o maior número de vítimas -segundo o Ministério do Interior, são ao menos 45 mortes.
Para o premiê francês, François Fillon, trata-se de uma "catástrofe nacional". A região mais afetada foi o departamento de Vendée, na costa atlântica do país, onde, segundo o governo local, as inundações mataram 29 pessoas.
Outras regiões do litoral atlântico e do centro da França também foram varridas por ventos de até 100 km/h. A tempestade provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 1 milhão de pessoas.
Na Bretanha, no noroeste da França, rios transbordaram e grandes ondas atingiram localidades costeiras. Em La Rochelle, inundações obrigaram moradores a se refugiarem nos telhados das casas. Além disso, linhas de transporte aéreas e ferroviárias foram temporariamente suspensas.
De acordo com o jornal "Le Monde", a companhia aérea Air France cancelou, ontem, mais de cem voos com saída e chegada no aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, em Paris. Os fortes ventos provocaram atrasos em voos nos dois aeroportos da capital francesa -Charles de Gaulle e Orly. Estradas entre a França e a Espanha ficaram bloqueadas devido ao mau tempo.
Pelos menos 31 departamentos franceses seguem em alerta laranja -segundo nível de emergência previsto- devido às consequências das chuvas e dos fortes ventos provocados pela tempestade. O serviço meteorológico francês informou que ainda há risco de enchentes em vários departamentos no oeste do país, principalmente na Bretanha.
Com fortes ventos, chuvas e inundações, a Xynthia foi a pior tempestade a atingir a França desde 1999 -quando, em dezembro daquele ano, 92 pessoas morreram.
A tormenta se formou no oceano Atlântico, próximo às Ilhas Canárias. No sábado, chegou ao noroeste de Portugal com menos violência que o previsto, mas provocando a morte de uma pessoa.
A tempestade avançou pelo norte da Espanha, causando a morte de três pessoas na Galícia e na Província de Burgos, suspendendo o fornecimento de energia elétrica e provocando o cancelamento de voos e a suspensão do sistema de transporte ferroviário nas regiões atingidas.
Depois de passar pela França, a tempestade seguiu para a Bélgica, onde deixou uma vítima, e para a Alemanha, onde pelo menos quatro pessoas morreram. Em Frankfurt, no oeste alemão, redes de transporte foram temporariamente interrompidas. No aeroporto da cidade, um dos mais importantes da Europa, 160 voos foram cancelados devido às fortes rajadas de vento. Na região da Renânia do Norte-Vestfália, o transporte ferroviário também foi suspenso.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Hillary deve chegar hoje a Santiago
Próximo Texto: Otan terá mais de 2.000 homens em ex-reduto insurgente afegão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.