São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2008

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Oviedo usa Lula em campanha no Paraguai

Em anúncio, candidato se põe ao lado de brasileiro e promete "negociação" em lugar de "conflito" de rival

FÁBIO VICTOR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A 20 dias das eleições presidenciais no Paraguai, um anúncio veiculado pela campanha de Lino Oviedo em jornais do país associando o general reformado aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner (Argentina) e seu principal concorrente, o ex-bispo católico Fernando Lugo, aos mandatários Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), tornou ainda mais tensa a reta final da disputa.
A peça publicitária trata das usinas hidrelétricas de Itaipu (parceria Brasil-Paraguai) e Yacyretá (Argentina-Paraguai) e associa o Oviedo à "negociação" e Lugo ao "conflito".
Oviedo -condenado por tentativa de golpe de Estado, mas depois solto- aparece entre Lula e Cristina, trinca associada pela propaganda a "respeito aos contratos", "crescimento econômico" e "mais empregos". Lugo, Chávez e Morales são ligados a "descumprimento de contratos", "crise econômica" e "fuga de capitais".
O anúncio foi classificado pelos correligionários de Lugo como terrorismo eleitoral. Líder nas pesquisas, o ex-bispo encabeça uma coalizão de esquerda que pode pôr fim a 61 anos de hegemonia do Partido Colorado, da terceira principal concorrente, Blanca Ovelar, ao qual Oviedo já foi filiado.
Lugo, que amanhã visita Brasília, onde será recebido por Lula, tem como uma das bandeiras de campanha a rediscussão do Tratado de Itaipu. Ele defende que o Brasil pague um preço "justo", pela energia excedente vendida pelo Paraguai.
O governo brasileiro não pretende rever o tratado e diz que já paga um preço de mercado.
"A propaganda é parte da guerra suja, é uma tentativa de Oviedo de assumir uma bandeira que não lhe pertence e manipular a imagem dos outros. Vamos tomar medidas jurídicas, já que [o anúncio] viola a lei eleitoral, que não permite usar imagens de terceiros sem autorização", disse à Folha Miguel López Perito, coordenador da campanha de Lugo.
O anúncio foi criado pela equipe do brasileiro Elsinho Mouco, marqueteiro de Oviedo, da Pública Comunicação, de São Paulo. "Sabemos que o povo paraguaio não quer enfrentamento", justificou ele.
Questionado se Lula autorizara o uso de sua imagem por Oviedo e como analisava o episódio, o Palácio do Planalto limitou-se a informar que não se pronuncia sobre questões internas de outros países.


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