São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regulação deve ser "bússola" no G20, diz Lula

DO ENVIADO A DOHA

Em sua penúltima escala antes da reunião do G20 sobre a crise mundial, amanhã em Londres, o presidente Lula reiterou que o foco da reunião tem que ser o fortalecimento da regulação do mercado financeiro.
Foi esse o tom da declaração divulgada em Doha, numa clara defesa da posição europeia na tensão com os EUA, que pregam o aumento dos pacotes de estímulo como prioridade.
Hoje em Paris, Lula afinará posições com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
"Defendemos o papel estratégico do Estado no desenvolvimento e no bem-estar coletivo. A regulação e a transparência das transações financeiras devem servir de bússola para os novos tempos", disse Lula.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que critica o G20 por excluir os países pobres, propôs a criação de uma "petromoeda" para rivalizar com o dólar como instrumento de reservas internacionais dos países.
E profetizou que a crise marca o fim da hegemonia mundial americana. "O império não tem como contra-atacar", disse. "É um tigre de papel, sem dentes." (MN)


Texto Anterior: Bashir racha cúpula árabe-sul-americana
Próximo Texto: Senadores americanos lançam projeto pró-Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.