São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-povoado no Paraguai vira "Bagdá"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITAQUIRAÍ

Grande parte dos brasiguaios que desembarcou recentemente no acampamento do MST em Itaquiraí (MS) é oriunda de uma mesma comunidade no Paraguai que já chegou a reunir 185 famílias e ocupava 3.000 hectares no município de Mariscal Francisco Solano López.
Fundado há 33 anos, o povoado de La Terza tem hoje menos de 25 famílias oriundas do Brasil e um apelido sintomático: Bagdá. Antônio Gella, 66, disse que os problemas começaram "de uns cinco anos para cá". "Foi quando começaram a chegar os campesinos e a polícia para perseguir os brasileiros. Aguentei enquanto pude, mas só me restou a roupa do corpo", disse Gella.
Para Ana Fávero, 50, as terras dos brasiguaios não estão sendo invadidas "para beneficiar sem-terra". "Tem gente muito forte lucrando com este movimento, inclusive juízes e deputados. E a polícia dá cobertura a tudo."


Texto Anterior: MST aproveita crise para atrair brasiguaios
Próximo Texto: Reforma agrária e sequestros movem guerrilha no Paraguai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.