São Paulo, sexta, 1 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Portugal criou instabilidade
da Reportagem Local

A Indonésia responsabiliza Portugal pela instabilidade política em Timor Leste. Segundo o governo, Portugal teria decidido encerrar seu domínio na região de forma abrupta e unilateral em 1975, sem a preocupação de estabelecer uma transição negociada.
Isso teria resultado na eclosão de uma guerra civil em Timor Leste, durante a qual nacionalistas favoráveis à independência teriam entrado em confronto com grupos favoráveis à integração com a Indonésia.
A ocupação do território em dezembro de 75 e sua anexação em 76 teria, segundo o governo, dado início a um período de desenvolvimento econômico sem precedentes na região.
Para o governo do presidente Suharto, a independência de Timor Leste não é uma bandeira defendida pela maioria da população.
Por fim, a Indonésia considera a integração de Timor Leste importante para a união do país, formado por cerca de 17 mil ilhas e 300 etnias. (OD)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.