São Paulo, sexta-feira, 01 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Bogotá, Corte vincula mais 3 congressistas a paramilitares

DA REDAÇÃO

A Corte Suprema da Colômbia vinculou outros três congressistas -incluindo o presidente da Comissão de Ética do Congresso, Fernando Tafur- às investigações que realiza sobre ligações entre legisladores e paramilitares de extrema direita, que já provocaram a queda de diversos políticos aliados ao presidente Álvaro Uribe.
Tafur negou qualquer ligação, afirmando "que nunca teve nada a ver com paramilitares". Devido ao escândalo da chamada "parapolítica", atualmente 13 congressistas -12 aliados de Uribe-, dois ex-governadores e outros políticos estão presos.
O escândalo havia derrubado a chanceler Maria Consuelo Araújo -irmã de um senador preso por laços com os "paras".
Ontem a senadora de oposição Piedad Córdoba afirmou que a libertação da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e de outros seqüestrados pelas Farc é iminente.
Córdoba disse ter informações sobre avanços na troca de seqüestrados por rebeldes presos e que Uribe está pronto a decretar estado de exceção, o que daria a ele ferramentas legais para facilitar a troca. O ministro do Interior e da Justiça, Carlos Holguín, negou que irá declarar estado de exceção e não se referiu a uma possível libertação de Betencourt.
Uribe anunciou na semana passada que soltaria integrantes das Farc, com a intenção de obter a libertação de 56 reféns do grupo de esquerda, incluindo Betancourt. Ontem, guerrilheiros presos recusaram a proposta de Uribe, pois ela serviria apenas "para desviar a atenção da crise da parapolítica".
Ainda ontem, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que "as coisas avançam" no caso Betancourt, que também possui nacionalidade francesa, mas afirmou que "não quer dizer que estamos otimistas".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Embaixador da Venezuela acusa ministro colombiano
Próximo Texto: Nigéria processa Pfizer por teste fatal de remédio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.