São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez e Ortega vão enfrentar Hillary na OEA

CLAUDIA ANTUNES
ENVIADA ESPECIAL A SAN PEDRO SULA (HONDURAS)

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Nicarágua, Daniel Ortega, se inscreveram como chefes de delegação na Assembleia Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) que começa amanhã em Honduras. Como isso, participarão não só da abertura do encontro, como convidados do anfitrião Manuel Zelaya, mas também das reuniões de deliberação, que normalmente reúnem apenas chanceleres.
A decisão deve acirrar a polarização com os EUA em torno dos termos de eventual resolução para anular o ato que, em 1962, expulsou o governo cubano.
A delegação americana será encabeçada pela secretária de Estado, Hillary Clinton. Tanto ela quanto Chávez e Ortega vêm ao encontro direto de El Salvador, onde assistirão hoje à posse do presidente Mauricio Funes.
Ontem, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, evitou especular sobre a chance de que, quebrando a tradição de consenso, diferentes resoluções sobre Cuba sejam submetidas ao voto dos 34 membros da OEA. Ele se disse esperançoso de que os latino-americanos cheguem a acordo sobre o tema na posse de Funes.
Pelas mãos de Zelaya, Honduras se juntou em 2008 à chavista Alba (Aliança Bolivariana para as Américas). Funes foi eleito pela antiga guerrilha FMLN (Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional), antes combatida com o apoio de forças políticas anticomunistas de Honduras, incluindo o Partido Liberal de Zelaya.
É uma ironia histórica, portanto, a esperança de Insulza no efeito moderador que dirigentes como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a chilena Michelle Bachelet, que estarão hoje em El Salvador, possam ter sobre os chavistas -que defendem não só a revogação do ato de 1962, mas também que as portas da OEA, que aprovou em 2001 uma Carta Democrática, sejam abertas sem precondições à Cuba.


Texto Anterior: Cuba aceita falar com EUA sobre imigração
Próximo Texto: Posse em El Salvador isola Washington contra Havana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.