São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NUCLEAR

Coreia do Norte pode testar míssil capaz de atingir os EUA

DA REDAÇÃO
A Coreia do Norte pode testar neste mês mísseis de longo alcance capazes de atingir território americano, relataram ontem as agências de notícias sul-coreanas, citando fontes da inteligência.
Os EUA estudam medidas fora do Grupo dos Seis (EUA, Japão, China, Rússia e as duas Coreias) contra a Coreia do Norte, segundo o secretário de imprensa do Pentágono, Geoff Morrell. O fórum de seis países ainda é a aposta preferencial americana, disse Morrell, mas os EUA consideram outras possibilidades, como o reforço de sua capacidade de defesa.
Pyongyang abandonou o Grupo dos Seis em abril, após sanções pelo lançamento de um foguete. Há uma semana, o país realizou seu segundo teste nuclear, alvo de reprovação internacional unânime, inclusive de aliados.
O presidente Barack Obama deve firmar compromisso de proteger a Coreia do Sul em caso de ataque nuclear, segundo a imprensa sul-coreana. Acordo como esse, que seria formalizado em julho, não era selado desde a trégua que pôs fim à Guerra da Coreia, em 1953.
O armistício foi suspenso por Pyongyang na quarta-feira, em resposta à adesão da Coreia do Sul à iniciativa de segurança marítima dos EUA, na véspera.
Com agências internacionais



Texto Anterior: Paquistão prevê derrota do Taleban no Swat em 3 dias
Próximo Texto: Israel: Gabinete rejeita voto de lealdade a Estado judaico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.