São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa 2010 vai medir opinião sobre influência externa do Brasil

DE CARACAS

A tradicional pesquisa Latinobarómetro, realizada por uma ONG chilena desde 1995, vai perguntar aos latino-americanos neste ano, pela primeira vez, o que pensam da influência brasileira na região.
Os questionários aplicados em 18 países também perguntarão a percepção da população sobre Argentina e México, segundo informou à Folha a socióloga chilena Marta Lagos, diretora-executiva do Latinobarómetro.
"Quando fizemos a pesquisa sobre a influência da Venezuela apareceu a interrogação de como a população vê os maiores países da região: Brasil, Argentina e México", disse.
A pesquisa -em 2009 foram feitas mais de 20 mil entrevistas- deve ocorrer entre setembro e outubro, e os resultados serão divulgados até dezembro.
O levantamento medirá o humor dos latino-americanos sobre o Brasil num momento em que cresce a presença de empresas e de capital brasileiro na região -da compra de empresas na Argentina à atuação de companhias de mineração no Chile e no Peru, sem falar da Petrobras no Equador e na Bolívia.
Será um termômetro também da visão da região sobre as apostas do governo Lula na integração regional como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a organização que se negocia criar como fruto da Calc (Cúpula da América Latina e Caribe).
Nos últimos anos, o país também ganhou holofotes nas crises regionais, como na turbulência política na Bolívia em 2008 ou na crise pós-golpe em Honduras no ano passado.
No Latinobarómetro 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o segundo líder regional mais bem avaliado, perdendo apenas para o americano Barack Obama (nota 6,4, em uma escala de 0 a 10, contra 7) .
A Corporação Latinobarómetro monitora a opinião da região sobre a democracia, expectativa de futuro, credibilidade das instituições, popularidade dos presidentes e percepções sobre os processos de integração.


Texto Anterior: Sob Obama, 3/4 dos latinos aprovam EUA
Próximo Texto: Irmão substitui candidato morto no México
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.