São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Opositora diz que está presa em sanatório

DA REDAÇÃO

Uma integrante da oposicionista Frente Cívica Unida, da Rússia, disse ontem que está internada à força em um hospital psiquiátrico, depois de ter criticado o uso de violência e choques elétricos contra pacientes. Larisa Arap, 48, integra o grupo liderado pelo ex-campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, crítico do presidente Vladimir Putin.
O seqüestro começou quando ela foi fazer um exame de sanidade mental, rotina exigida para a renovação da carteira de habilitação no país. Arap se encontra em um sanatório em Murmansk, noroeste da Rússia.
A oposição acusa o governo de prender dissidentes políticos em instituições para doentes mentais, algo comum durante o regime soviético.
"Isso pode acontecer quando se ataca a Gazprom, os militares ou a máfia médica local. Atacar interesses dos burocratas é um terrível risco", acusou Kasparov.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Caso Jean Charles: Relatório critica chefe antiterror, diz "Guardian"
Próximo Texto: Camboja: Pela 1ª vez, corte acusa repressor ligado a Pol Pot
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.