São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A CRISE
1 QUANDO SURGIRAM AS SUSPEITAS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DO IRÃ?
Em 2002, um grupo iraniano no exílio denunciou que o país iniciara o enriquecimento de urânio sem comunicar à Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), que zela pelo cumprimento do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Em junho de 2003, a AIEA confirmou a denúncia. No mesmo ano, o Irã prometeu à União Européia a suspensão do enriquecimento, retomada em fevereiro passado. Os temores em relação às ambições nucleares do Irã aumentaram com a chegada do ultranacionalista Mahmoud Ahmadinejad à Presidência e seus discursos contra Israel e os EUA.

2 EM QUE ESTÁGIO ESTÁ O PROGRAMA?
As estimativas são de que o Irã pode demorar cerca de cinco anos para enriquecer o urânio à potência suficiente para servir de combustível para armas.

3 O QUE DIZ O TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO NUCLEAR? O TNP só admite como potências nucleares os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia. Aos demais signatários, permite o enriquecimento de urânio como combustível de usinas de energia. Hoje, 185 países são signatários do TNP. Outros países que têm armas atômicas, como Índia, Israel e Paquistão e Coréia do Norte, não o são.

4 O QUE É O PROTOCOLO ADICIONAL DO TNP?
O protocolo, de 1997, permite que a AIEA faça inspeções-surpresa em instalações nucleares. O Irã assinou o protocolo em 2003, mas neste ano anunciou que suspenderia sua aplicação.

5 O QUE DIZ O RELATÓRIO DA AIEA DIVULGADO ONTEM?
O relatório confirma que o Irã voltou a enriquecer urânio em pequena quantidade e diz que o país não está cooperando totalmente com a agência, que não tem condições de concluir se o programa é militar ou pacífico.

6 O QUE QUER O CONSELHO DE SEGURANÇA?
Em junho, as potências do CS mais a Alemanha (o chamado P5+1) ofereceram ao Irã um pacote de incentivos econômicos e garantias de segurança, exigindo a suspensão do enriquecimento de urânio. Em julho, o CS aprovou uma resolução que dava prazo até ontem para o Irã suspender o enriquecimento.

7 QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS IRANIANOS?
O Irã diz que tem direito, como signatário do TNP, a dominar o ciclo nuclear completo e que seu programa é pacífico. Pediu detalhamento do pacote do P5+1, especialmente em relação às garantias de segurança, e negociações antes de suspender o enriquecimento.

8 O QUE ACONTECE AGORA?
O Conselho de Segurança vai se reunir na próxima semana para discutir a adoção de sanções contra o Irã -que podem ir de restrições a viagens de dirigentes iranianos à suspensão de acesso a créditos de bancos internacionais. Os EUA dizem que podem agir sozinhos se não houver um acordo.

9 POR QUE AS POTÊNCIAS DO CS ESTÃO DIVIDIDAS?
Cada uma tem seus próprios interesses. Os EUA não têm nenhum tipo de relação com o Irã desde a Revolução Islâmica de 1979. A França mantém intensa relação comercial com o Irã. A Rússia está construindo uma usina de energia nuclear no sul do Irã -que é o terceiro maior fornecedor de petróleo à China.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Fascismo" vira mote eleitoral da Casa Branca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.