São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Estudo afirma que imigrantes são o motor da economia

DA REDAÇÃO

A imigração foi, na última década, um dos motores da economia na Espanha, onde o PIB per capta cresceu 2,6% em média ao ano, segundo estudo do banco Caixa de Catalunha. Sem os imigrantes, a economia teria encolhido 0,6% no mesmo período.
O estudo diz que a imigração foi responsável por 50% da criação de empregos no período, com impacto direto no aumento do consumo e na demanda imobiliária.
A Espanha teve o segundo maior crescimento demográfico nesta década, 10,7%. A média na União Européia foi de 4,8%.
Nesta semana, o país pediu ajuda à União Européia para interromper a crescente imigração ilegal. Só em 2006, quase 20 mil africanos chegaram às Ilhas Canárias.
O opositor Partido Popular acusou o governo socialista de transformar o país em um polo de "atração irresistível" ao ter dado anistia no ano passado para 700 mil imigrantes ilegais. O governo anunciou ontem que a Espanha já repatriou 52 mil imigrantes ilegais em 2006.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Líbano receberá quase US$ 1 bi de ajuda
Próximo Texto: Plamegate: Armitage diz ter sido autor de vazamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.