São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente diverge de Tchernobil

das agências internacionais

O pior acidente nuclear da história aconteceu em Tchernobil (130 km de Kiev, na Ucrânia), em 26 de abril de 1986. Uma explosão e um incêndio numa usina nuclear da cidade espalharam radiação para boa parte da Europa.
Logo após a explosão, houve 31 mortos. Ao menos 400 mil pessoas foram retiradas da região.
Steve Kerekes, porta-voz do Instituto de Energia Nuclear em Washington, disse que, segundo relatórios iniciais, o acidente no Japão foi bem menos perigoso que o de Tchernobil.
Esse acidente diverge muito do ocorrido em Tchernobil. O local afetado não foi uma usina nuclear, por exemplo, mas uma usina de reprocessamento de urânio.
Em Tchernobil, houve vazamento de substâncias radioativas para fora da usina, e o quarto reator explodiu. No Japão, escapou radiação (não substâncias radioativas) e não houve explosão.
Em 86, a nuvem de radioatividade emanada do reator superaquecido se espalhou pela Europa e causou pânico. Ela chegou ainda ao Japão e ao Oriente Médio.
A nuvem liberada pela explosão atingiu, segundo cálculos da Agência Internacional de Energia Nuclear, 5 milhões de pessoas.
Na época, diversos países europeus acusaram a então União Soviética de não divulgar que havia ocorrido um acidente e de fornecer informações contraditórias.
O país também foi acusado de restringir as informações a respeito do acidente. A radioatividade foi detectada na Suécia, e Moscou chegou a negar a ocorrência de um acidente nuclear.
O governo soviético disse que funcionários da usina não teriam avaliado imediatamente a dimensão do acidente. Os soviéticos não teriam acreditado que houvesse risco, segundo as autoridades. Por isso, não informaram os países vizinhos
Após o acidente, foi criada uma zona de proteção em torno da usina, com um raio de cerca de 30 quilômetros.


Texto Anterior: Desastre: Japão tem seu pior acidente nuclear
Próximo Texto: Perigo nuclear: Entenda a provável causa do acidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.