São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tremor na Indonésia
mata ao menos 200

Terremoto de 7,6 graus de magnitude ocorre um dia depois de tsunami atingir arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul

No Sudeste Asiático, tufão Ketsana causou outras 331 mortes; tempestade atingiu Camboja, Vietnã e Filipinas antes de perder intensidade

DA REDAÇÃO

Um tremor de 7,6 graus de magnitude que atingiu ontem a ilha indonésia de Sumatra, no sudeste asiático, deixou ao menos 200 mortos e causou destruição na capital, Padang. O tremor, sentido também a quilômetros de distância -em Cingapura e na Malásia- foi registrado menos de 24 horas depois de um tsunami ter atingido o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul.
Autoridades afirmaram que o número de mortos pode aumentar, já que estimam que mais de mil pessoas ficaram soterradas por escombros.
O tremor em Sumatra ocorreu às 5h15 locais a 53 km de Padang, segundo o instituto geológico americano. Ontem à noite, a Indonésia foi atingida por um novo terremoto, de 6,9 graus, a 180 km do epicentro do tremor anterior. Até o fechamento desta edição não havia informação sobre vítimas.
Diversos edifícios desmoronaram no primeiro sismo, incluindo dois hospitais. O tremor causou incêndios, fechou rodovias e gerou cortes de energia e de comunicações em Padang. Milhares de pessoas saíram às ruas em pânico, temendo um novo tsunami como o de 2004 -que deixou mais de 230 mil mortos, 168 mil na Indonésia.
Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para países banhados pelo oceano Índico, mas foi cancelado aproximadamente uma hora depois.
O governo indonésio anunciou US$ 10 milhões em ajuda emergencial.
Também ontem, equipes de resgate continuavam a busca por sobreviventes do tsunami gerado por um terremoto que atingiu as ilhas de Samoa Ocidental e Samoa Americana na terça-feira. Ao menos 119 pessoas morreram na tragédia.
Emissoras de TV locais mostraram casas destruídas, carros submersos e barcos de pesca em terra, após serem arremessados pelas ondas de até seis metros de altura em Samoa Americana, um território dos EUA. O presidente Barack Obama classificou o estado da ilha como "grande desastre".
Segundo autoridades, 20 vilarejos em Samoa -que é um país independente- foram destruídos por ondas de até seis metros de altura. Apesar de os terremotos nas ilhas de Samoa e na Indonésia terem ocorrido em menos de 24 horas, especialistas disseram que não há ligação entre os dois eventos.
Também no sudeste asiático, ao menos 360 pessoas morreram em Camboja, Vietnã e Filipinas na passagem do tufão Ketsana, uma das mais destrutivas tempestades que atingiram a região nos últimos anos. Ao se aproximar do Laos, o tufão perdeu força.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA estão por trás de movimentação pró-diálogo
Próximo Texto: Brasileiro se salvou de tsunami
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.