São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma critica lentidão europeia e defende 'medidas urgentes' pelo G20

Presidente admite risco de efeito da crise da zona do euro na economia brasileira, mas afirma que "estamos fazendo a nossa parte"

DE SÃO PAULO

A presidente Dilma Rousseff criticou ontem a "demora" da União Europeia em oferecer soluções para a crise econômica que atinge as economias desenvolvidas e afirmou que o G20 deve agir para provocar "medidas financeiras urgentes" e um "plano de sustentação do crescimento e do emprego".
Dilma fez as declarações ao participar de um evento da revista "Carta Capital" em São Paulo. Numa espécie de resumo do que defenderá na reunião do G20 nas próximas quinta e sexta, na França, a presidente disse que cabe ao grupo de países desenvolvidos apontar caminhos para combater a recessão global e "restabelecer a confiança no retorno do crescimento".
Dilma afirmou que "a combinação de altas taxas do desemprego, redução do consumo e paralisia em algumas decisões mina a possibilidade de recuperação e por isso tem levado aos surtos de reação popular e à desesperança no cotidiano de muitas famílias".
A presidente admitiu que "se a crise se agravar, a economia brasileira sofrerá alguns efeitos da recessão".
Mas afirmou que "temos todos os instrumentos para resistir e proteger nossos mercados. Nós estamos fazendo a nossa parte ao sustentar o crescimento a despeito da ameaça de recessão global".

CHINA
Na Áustria, a caminho da cúpula do G20, o dirigente chinês, Hu Jintao, disse ontem estar convencido "de que a Europa tem a sabedoria e a competência necessárias para dominar suas dificuldades momentâneas" . Líderes europeus esperam que os chineses invistam parte de suas reservas para elevar de € 440 bilhões a mais de € 1 trilhão o fundo de ajuda do bloco. (DANIELA LIMA E DANIEL RONCÁGLIA)

Com agências de notícias



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: China indica que não vai investir em fundo da Europa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.