São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa impede candidatura de bispo paraguaio

Vaticano não aceita renúncia de Lugo ao sacerdócio; padres não podem concorrer à Presidência no país

RAUL JUSTE LORES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Vaticano suspendeu o bispo Fernando Lugo, 55, o religioso esquerdista que pediu para deixar a batina para concorrer à Presidência do Paraguai.
O papa Bento 16 não acolheu seu pedido de demissão do estado clerical e o cardeal Giovanni Batista Ré lhe pediu que "permaneça fiel à sua missão pastoral".
"O grande impedimento para a candidatura de Lugo é que a Constituição de 1992 determina uma incompatibilidade total entre o estado clerical e a candidatura à Presidência. Por isso, Lugo precisaria deixar de ser sacerdote", disse à Folha a cientista política Line Bareiro, do Centro de Documentação e Estudos do Paraguai.
Lugo, conhecido como "bispo vermelho" e famoso por seu trabalho social, está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais - e pode dar fim a 40 anos de governo do Partido Colorado, nas eleições de 2008.
A sanção vaticana abriu um forte debate judicial no país. O presidente Nicanor Duarte Frutos, que busca uma reforma constitucional que permita sua reeleição, quer o apoio do bispo opositor para a reforma.
"Me solidarizo com Lugo porque estamos na mesma situação. Queremos ser candidatos, mas existem pequenas travas jurídicas", disse o presidente. "Poderíamos fazer a emenda e o habilitamos, e que eu também tenha uma outra oportunidade."
Em entrevista à TV, Lugo disse que, segundo a Constituição, "ninguém pode ser obrigado a pertencer a nenhuma associação se livremente renuncia a ela".
"Muitos políticos opositores comemoraram nos bastidores a decisão do Vaticano", diz a colunista Patricia Vagas, do jornal "Última Hora". "Eles dizem que estão do lado de Lugo, mas, na verdade, comemoram o fato de que, sem reforma, Duarte e Lugo ficarão fora da disputa."


Texto Anterior: Chávez assumirá petroleiras até maio
Próximo Texto: EUA estão entre piores nos direitos trabalhistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.