São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidenciável nos EUA diz que Obama é primeiro candidato negro "limpo"

DO "NEW YORK TIMES"

Dificilmente um lançamento de candidatura presidencial poderia ter sido pior.
Após chamar o senador Barack Obama de "o primeiro negro de posição centrista que é articulado, brilhante, limpo e de boa aparência", o senador Joseph Biden, rival de Obama na disputa pela candidatura democrata à Presidência em 2008, passou o dia se explicando em vez de falar de candidatura.
A declaração, publicada pelo "New York Observer" anteontem, impôs à campanha de Biden dificuldade para sobreviver. Em conferência telefônica com jornalistas, agendada inicialmente para anunciar sua candidatura, Biden disse que fora "citado corretamente", que telefonou a Obama e que o colega lhe dissera não haver nada a explicar.
Em uma primeira reação, Obama disse não crer que o intuito do colega fosse ofendê-lo, mas classificou a forma como a frase foi dita como "infeliz". Horas depois, divulgaria o seguinte comunicado: "Não levei os comentários do senador Biden para o lado pessoal, mas eles evidentemente eram imprecisos em termos históricos". "Candidatos negros como Jesse Jackson, Shirley Chisholm, Carol Moseley Braun e Al Sharpton expressaram muitas questões importantes em suas campanhas, e ninguém os definiria como inarticulados."
Indagado o que quis dizer com o uso do termo "limpo", Biden disse que Jackson e Sharpton o entenderiam. Procurados por repórteres, ambos afirmaram que não tinham idéia do que o colega de partido tentou expressar.
Mais tarde, em entrevista ao talk-show de Jon Stewart, Biden disse que "o problema era o uso da palavra "limpo'". "Eu deveria ter dito "refrescante". O que eu queria dizer é que ele traz novas idéias."


Texto Anterior: EUA estão entre piores nos direitos trabalhistas
Próximo Texto: Rússia reagirá a escudo antimíssil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.