São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIANÇA MILITAR

Polônia concorda em abrigar o escudo antimísseis dos EUA

DA REDAÇÃO

O ministro polonês das Relações Exteriores, Radek Sikorski, disse ontem em Washington ter chegado a um acordo inicial para permitir que o Pentágono instale em seu país o chamado escudo antimísseis.
Mas ele pediu em troca que o governo americano participe da modernização de seu sistema aéreo de defesa. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, disse concordar com o plano, que transformaria a Polônia "num aliado mais eficaz".
Ela e Sikorski não especificaram se negociariam mísseis de curto alcance -com os quais Varsóvia se contraporia a eventuais ameaças do arsenal russo- ou se estava em jogo o fornecimento de aviões de combate.
O escudo antimísseis foi idealizado como mecanismo de defesa contra possíveis planos do Irã de ameaçar com lançadores a Europa do Leste e os EUA.
Mas o presidente russo, Vladimir Putin, tomou o projeto como uma ameaça a seus arsenais e, em retaliação, retirou Moscou do acordo sobre a redução de armas convencionais na Europa.
O escudo antimíssil seria instalado na Polônia e na República Tcheca. Nesta última ficariam radares responsáveis pela identificação de mísseis hostis. Os poloneses abrigariam dez silos de mísseis, a serem lançados para destruir os lançadores inimigos ainda em vôo.
Moscou procura dissuadir os poloneses e tchecos de abrigarem o dispositivo. São ex-aliados do período soviético. Ao evocar ameaças russas, Sikorski disse tratar-se "de algo que deveremos levar em conta", acrescentando que não é apenas um risco político. Referia-se, assim, a Moscou como risco militar.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Governo e oposição fazem acordo no Quênia
Próximo Texto: Caso da mala: Cristina recebe embaixador dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.