São Paulo, quinta-feira, 02 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com silêncio russo, Croácia e Albânia aderem à Otan

DA REUTERS

Croácia e Albânia tornaram-se ontem oficialmente os mais novos membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que passa a ter agora 28 integrantes. Para analistas, as adesões encerram um processo de expansão que não tem previsão de ser retomado.
Ao contrário de outros candidatos a membros, como as ex-repúblicas soviéticas Ucrânia e Geórgia, a adesão dos dois países não bate de frente com Moscou. Desde o fim da Guerra Fria, duas ondas de expansão incorporaram diversos ex-satélites soviéticos. Embora a Croácia, que integrava a Iugoslávia, e a Albânia também tenham sido regimes comunistas, nunca se alinharam à Rússia.
A aliança militar ocidental, que celebra 60 anos em encontro a partir de amanhã em Estrasburgo (França) e Baden-Baden (Alemanha), busca restabelecer os laços com a Rússia de olho, sobretudo, no apoio para a estabilização do Afeganistão.


Texto Anterior: Após discórdia, China e França se reaproximam
Próximo Texto: Israel recua de plano para Estado palestino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.