São Paulo, sábado, 02 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Atentado em 2003 no Iraque matou brasileiro

DE SÃO PAULO

Um ataque suicida contra a base das Nações Unidas em Bagdá matou, em 2003, o diplomata Sérgio Vieira de Mello, então representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque -o mais alto posto já atingido por um brasileiro na organização.
Vieira de Mello, que morreu aos 55 anos, havia sido alto comissário da ONU para os Direitos Humanos e administrador de transição das Nações Unidas no Timor Leste antes de ser enviado ao Iraque pelo então secretário-geral da entidade, Kofi Annan.
Na ocasião, um extremista suicida detonou uma betoneira com 230 quilos de explosivos contra o edifício. Além de Vieira de Mello, outras 21 pessoas morreram. O atentado foi praticado pela rede extremista Al Qaeda.
No Afeganistão, funcionários da ONU foram alvo de ataques nos últimos dois anos. No ano passado, insurgentes talebans invadiram o edifício da organização em Herat e detonaram explosivos.
Em 2009, três talebans invadiram um hotel e mataram cinco funcionários das Nações Unidas.


Texto Anterior: Ataque à ONU mata 12 no Afeganistão
Próximo Texto: Oposição na Costa do Marfim faz cerco ao palácio presidencial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.