São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestações por direitos dos imigrantes nos EUA encolhem

RANDAL C. ARCHIBOLD E JOHN HOLUSHA
DO "NEW YORK TIMES", EM LOS ANGELES

Dezenas de milhares de imigrantes e seus defensores se uniram em diversos pontos dos EUA ontem para pedir a redução das deportações e a legalização da situação de estimadas 12 milhões de pessoas que estariam vivendo e trabalhando no país sem a documentação correta. No entanto, como defensores da causa discordavam sobre se protestar tem trazido alguma vantagem, as manifestações foram menores do que em anos anteriores.
Os protestos chamaram a atenção para recentes ações de agentes da imigração e para as negociações, no Congresso, sobre uma reforma da legislação imigratória, no momento empacadas.
"O clima político no ano passado era passional, enérgico, dramático", afirmou Armando Navarro, professor de estudos étnicos da Universidade da Califórnia em Riverside. "Neste ano o clima é de incerteza, dúvida, medo -o que não encoraja a participação e impede, de muitos modos, as pessoas de participarem", emendou.
Alguns organizadores das passeatas afirmaram que a ação da polícia fez os imigrantes ilegais ficarem com receio de participar das manifestações, apesar de, nos últimos anos, os protestos terem contado com mais residentes legais também.
Em Chicago, uma das cidades onde houve as maiores manifestações, cerca de 150 mil pessoas protestaram, de acordo com a polícia. Em 2006 eram aproximadamente 500 mil os manifestantes
Enquanto no ano passado Washington foi o cenário de manifestações gigantescas, neste ano só umas poucas centenas de pessoas saíram às ruas da cidade.
Em Los Angeles, as autoridades se prepararam para grandes multidões, mas o número de manifestantes foi menor que na marcha do ano passado, porque lideranças religiosas e civis aconselharam as pessoas este ano a não sair de seu trabalho ou da escola e a trabalhar pela cidadania.


Texto Anterior: Bush segue script e veta plano de retirada do Iraque
Próximo Texto: Blair indica Brown como seu substituto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.