São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

EUA negam que Israel planeje atacar o Irã até o fim do ano

DA REDAÇÃO

O governo dos Estados Unidos desmentiu ontem um militar americano de alta patente que havia confirmado os rumores divulgados pela imprensa de um possível ataque de Israel ao Irã até o fim deste ano.
"É uma tolice por parte de quem não sabe o que está falando", disse um porta-voz do governo americano, rebatendo declaração feita à TV ABC por um militar que, sob condição de anonimato, previra, horas antes, "um aumento na probabilidade" de um ataque israelense às centrais nucleares iranianas.
Israel realizou recentemente exercícios aéreos no Mediterrâeno que foram considerados o ensaio de um eventual ataque ao Irã, uma idéia que ganha força no governo israelense.
Israel afirma que as autoridades iranianas estão construindo secretamente uma bomba atômica. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad prega a destruição do Estado judeu, mas insiste que seu programa nuclear serve apenas para a produção de energia elétrica.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque: Parlamento quer controlar acordos com petrolíferas
Próximo Texto: Fracassa pressão africana por coalizão no Zimbábue
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.