São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

PROLIFERAÇÃO NUCLEAR

Obama assina pacote de leis com novas sanções unilaterais ao Irã

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou um pacote de leis que amplia as sanções americanas ao Irã, na tentativa de forçar o país a abandonar o seu programa nuclear.
As leis punem empresas que vendam gasolina e outros derivados do petróleo ao Irã e bancos que negociem com instituições financeiras envolvidas com a Guarda Revolucionária (o braço militar do regime) ou com entidades citadas numa "lista negra".
"Estamos mostrando ao Irã que ações têm consequências", disse Obama. No entanto, ele reiterou que os EUA seguem dispostos a negociar diplomaticamente o fim do programa nuclear persa.
O Irã nega a intenção de construir armas nucleares e reclama o direito de enriquecer urânio para fins pacíficos.
Aprovado pelo Congresso americano na última semana, o pacote se agrega às sanções ao Irã impostas pela ONU, pela União Europeia, pelo Canadá e pela Austrália em junho.
Entre outras ações, as novas medidas impõem restrições financeiras e de viagens a pessoas envolvidas em violações de direitos humanos, limitam a lista de bens isentos do embargo e aumentam penas criminais a entidades americanas que violarem as sanções.
Elas também preveem instrumentos para que empresários e governos locais americanos deixem de investir em companhias ligadas ao setor de energia iraniano.


Texto Anterior: Irã deu à Síria radar anti-Israel, diz jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.