São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oposição vem ao Brasil em lobby contra Assad

CAROLINA MONTENEGRO
DE SÃO PAULO

Depois de o Brasil receber o vice-chanceler do ditador sírio, Bashar Assad, em agosto uma delegação da oposição deve visitar Brasília.
"Planejamos nos reunir com representantes do Ministério das Relações Exteriores e ONGs brasileiras entre os dias 16 e 19 deste mês, na capital e em São Paulo", informou à Folha, Radwan Ziadeh, porta-voz do grupo. Professor na Universidade de Harvard, nos EUA, e diretor do Centro de Estudos de Direitos Humanos de Damasco, na Síria, Ziadeh falou de Washington.
De lá, coordena uma rede de ativistas que em julho viajou à África do Sul e Índia para fazer lobby pela condenação internacional de Assad.

À ESPERA DO OK
"Ainda esperamos um ok do governo para agendar nossa visita à Brasília", disse Ziadeh. Desde junho o grupo tenta vir ao Brasil, apoiado pela ONG Conectas.
O Itamaraty não confirmou a solicitação de reunião, até o fechamento desta edição. A oposição síria espera que o recente endurecimento da repressão de Assad sensibilize a comunidade internacional. Ontem em Hama, forças do governo mataram ao menos 140 manifestantes.
"Não precisamos de mais um massacre. Precisamos de segurança e democracia", afirmou. Segundo ele, agora são esperados protestos maiores, "porque todo dia no Ramadã é uma sexta-feira" -dia de grandes demonstrações. "Esperamos que o Brasil apoie uma resolução no Conselho de Segurança".


Texto Anterior: Após matança, Brasil admite resolução contra Síria na ONU
Próximo Texto: Netanyahu envia carta contra Estado palestino a Dilma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.