São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Chávez adota 'corte militar' para cabelo em queda

Presidente venezuelano se trata de um câncer

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

Em tratamento contra um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu ontem na TV de cabelo quase totalmente raspado, informando que resolveu fazer o "corte militar" por causa dos efeitos de queda capilar da quimioterapia.
"É meu 'new look'", disse, mesclando espanhol e inglês, durante cerimônia de posse de três ministros. Chávez, que revelou ter câncer em 30 de junho, voltou a dizer que o tratamento quimioterápico é preventivo e que a doença não se espalhou. Ele não revela que órgão a doença atingiu.
"A queda de cabelo é normal. Além disso, indica que o tratamento está fazendo efeito", afirmou. Mais cedo, ele dissera à TV estatal: "Ontem à noite tive de chamar o barbeiro e lhe disse: 'Olha, meu cabelo está caindo'. Fui tomar banho, ia pôr o xampu como sempre e senti que caiu um pedaço".
Para descrever a próxima etapa de seu visual, disse: "Sairei Yul Brynner [1920-1985]", citando o ator russo famoso pela careca. Na cerimônia com os ministros, Chávez comparou o cabelo ralo de agora com o que tinha na infância. Ele exibiu uma foto em que, segundo disse, aparece com pouco mais de um ano. "Estou rejuvenescendo."

NOVO DISCURSO
Chávez tem aproveitado seus novos hábitos por conta do tratamento para fazer ajustes de discurso. Recentemente, ele pregou a reconquista da classe média e o combate ao sectarismo. Criticou até o uso excessivo do vermelho -cor do chavismo- e da palavra socialismo.
Na sexta, um dia depois de aparecer em sua festa de aniversário de 57 anos com uma blusa "amarelo pintinho", o presidente recomendou desconfiar de quem usa "até roupa interior vermelha".
Até a semana passada, camisas vermelhas eram quase o uniforme de Chávez -e a cor obrigatória para a maioria dos funcionários públicos.
Analistas veem nas declarações de Chávez a meta de ampliar sua base de apoio à eleição presidencial de 2012.


Texto Anterior: Polícia italiana encontra 25 corpos em navio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.