São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"É impossível nos EUA ser China-free"

DA REDAÇÃO

Para escrever "A Year Without Made in China" (John Wiley & Sons, 2007), a jornalista americana Sara Bongiorni experimentou passar um ano sem comprar nada que viesse da China. Leia trechos da entrevista que ela concedeu à Folha, por telefone, dos EUA. (AM)

 


Roupa de grife
"Eu sabia que muitos eletrônicos e brinquedos vêm da China, mas descobri que há uma grande variedade de produtos nos quais a China é dominante. Fiquei muito surpresa ao ver que a maioria das roupas de grife vem da China. A qualidade também me surpreendeu. A China tem reputação de produzir produtos de baixa qualidade, mas isso está mudando -há muita coisa cara e sofisticada que vem de lá."

Suco de maçã
"Eu nunca pensei em problemas de segurança. A experiência começou espontaneamente, para checar o quanto minha própria família era dependente das exportações chinesas. Hoje, com os escândalos recentes, muitas pessoas estão se dando conta de que não há alternativas. Quase todos os brinquedos vendidos nos EUA vêm da China. Com alimentos é a mesma coisa: quase todo o suco de maçã vendido aqui é chinês."

Óculos infantis
"Tivemos vários inconvenientes. Nossa cafeteira quebrou e não conseguimos achar nenhuma que não viesse da China. Demorei duas semanas para encontrar tênis novos para o meu filho de 4 anos, e eles custaram seis vezes mais do que os chineses. E também eram importados. Meu marido perdeu os óculos de sol e teve que usar um óculos infantil durante meses. Tomávamos muito cuidado com as coisas em casa para evitar que quebrassem e precisassem ser substituídas."

Desistência
"É impossível evitar totalmente produtos chineses. Acabamos desistindo, pois viver daquela maneira é caro e difícil, e acaba dominando sua vida porque você fica lendo etiquetas sem parar."


Texto Anterior: Síndrome da China chega à corrida eleitoral nos EUA
Próximo Texto: Sob diálogo por reféns Caracas solta "paras"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.