São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

ÁSIA

Mau cheiro vira estopim para protestos e violência na China

DA ASSOCIATED PRESS

O mau cheiro de uma estação de tratamento de esgoto serviu de estopim para um protesto de 10 mil pessoas na Província de Fujian, no leste da China, anteontem. Os manifestantes entraram em confronto com 2.000 policiais, em choques que deixaram ao menos dez feridos.
Segundo a ONG Centro de Informações para Direitos Humanos e Democracia, os moradores da cidade de Fengwei acusam a estação de esgoto local de liberar um odor nauseabundo, contaminar o ar local, provocar doenças em crianças e idosos e poluir o mar. Durante uma discussão sobre o problema, um funcionário municipal, acusado de agredir uma mulher, teve seu carro destruído e foi feito refém pela multidão. Os confrontos se intensificaram com a chegada da polícia.
Um comunicado do governo local diz que o mau cheiro vem de testes realizados na estação em 19 de agosto.
Uma chinesa que vive a cem metros da estação disse que o odor era insuportável e que as pessoas "vomitam ou desmaiam quando sentem".


Texto Anterior: Caso Lockerbie: Reino Unido mostra cartas para justificar soltura de líbio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.