São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-prefeito venezuelano terá sentença em até 10 dias

Caso foi julgado por Corte Interamericana

DE CARACAS

A Corte Interamericana de Direitos Humanos ditou sentença por unanimidade a respeito do caso do ex-prefeito opositor venezuelano Leopoldo López, inabilitado politicamente até 2014, mas, "por norma" só a divulgará num prazo de oito e dez dias.
López, um dos mais bem avaliados nomes da oposição no país e possível pré-candidato à Presidência, mostrou-se otimista. "As inabilitações são manifestações de perseguição política que esperamos ter conseguido congelar a partir dessa sentença. É importante que os vizinhos, especialmente um vizinho importante como Brasil, prestem atenção ao que está acontecendo na Venezuela", disse à Folha.
Ex-prefeito de Chacao, um dos cinco municípios que formam Caracas, López foi inabilitado pela Controladoria Geral em 2008, acusado de desvios de verbas.
Ele argumenta que a decisão feriu seus direitos políticos uma vez que não há sentença penal. Em março, a Controladoria disse que a Venezuela não era obrigada a acatar a sentença da corte, órgão independente ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos). López afirma que, caso não aceite, o Estado "enterrará a Constituição".
(FLAVIA MARREIRO)


Texto Anterior: Casa Branca corta pela metade a previsão de crescimento dos EUA
Próximo Texto: Foco: Livro para colorir sobre 11/9 irrita muçulmanos nos Estados Unidos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.