São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama lidera pesquisas em Estados-chave

DO "FINANCIAL TIMES", EM WASHINGTON

O colapso do sistema financeiro dos EUA e a reação do público ao debate presidencial da semana passada impeliram Barack Obama para sua maior vantagem sobre John McCain nas sondagens de intenção de voto desde a Convenção Democrata, no final de agosto.
Pesquisas divulgadas ontem mostram que Obama, cuja campanha está visando energicamente Estados antes republicanos como a Carolina do Norte a Virgínia, ganhou dianteira marcante sobre McCain nos importantes Estados-pêndulo de Ohio e Flórida, que determinaram os resultados de eleições anteriores.
De acordo com uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, Obama bate McCain por 51% a 43% das intenções de voto na Flórida, por 50% a 42% em Ohio e por 54% a 39% na Pensilvânia. Antes do debate da sexta-feira passada, a diferença entre os dois candidatos era muito menor.
Além disso, pesquisas divulgadas ontem pelo centro de pesquisas Pew e pela Associated Press mostram Obama com vantagem nacional de sete pontos sobre McCain. A pesquisa do Pew também mostrou que, por uma diferença de 46% a 33%, os eleitores confiam mais em Obama que em McCain para enfrentar a crise financeira.
Democratas preferem ainda não comemorar os números, em vista do estado de ânimo incomumente volátil do eleitorado americano nesta campanha.
Donna Brazile, chefe da campanha presidencial de Al Gore em 2000, disse: "Se a eleição fosse na próxima terça, eu preveria uma vitória de Obama. Mas ainda faltam 33 dias, e, se aprendemos algo nestas últimas semanas, é que o público é capaz de mudar de idéia de um momento para outro".


Texto Anterior: Ela tem de mostrar preparo; ele tem de segurar a língua
Próximo Texto: Americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.