UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Síria, vizinhos debatem crise iraquiana, sem presença do país

DA REDAÇÃO

Antes mesmo de ter início ontem, uma reunião em Damasco (Síria) entre países vizinhos do Iraque já era motivo de polêmica sobre a participação de um representante do Conselho de Governo Iraquiano, apoiado pelos EUA.
Após o primeiro dia de discussões, os chanceleres da Síria, do Irã, da Turquia, da Arábia Saudita, do Kuait e da Jordânia, além do Egito -que não faz fronteira com o Iraque, mas é o maior e mais influente país árabe- emitiram um comunicado em que dizem ter debatido meios de ajudar o Iraque a superar suas dificuldades e avaliado os efeitos da guerra na região. O encontro segue hoje.
Inicialmente, o Iraque não participaria do encontro, mas, após uma reclamação por parte do conselho iraquiano, o convite foi feito na sexta-feira. Ontem, o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, anunciou que não viajaria a Damasco devido à "ausência de um convite franco e claro".
Para Zebari, toda reunião sobre o Iraque deveria incluir representantes do país, mas aceitar o convite de última hora "não condiria com a dignidade iraquiana".
O conselho iraquiano pretendia exigir que os vizinhos tomassem "medidas decisivas" para interromper a infiltração de combatentes de outros países da região através das fronteiras, de acordo com nota divulgada pelo órgão.
Os EUA acusam a Síria de não impedir a entrada de extremistas que atacam suas forças em território iraquiano. A Síria nega.
O Guerra do Iraque dividiu os países da região. A Síria e o Irã se opuseram à ação militar, enquanto que o Kuait serviu de ponto de partida para a invasão anglo-americana. Os outros países -Arábia Saudita, Jordânia, Turquia e Egito- são aliados dos EUA, mas evitaram se envolver.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Seis meses de ocupação: Em dia tenso no Iraque, 2 soldados morrem
Próximo Texto: EUA: Mais americanas desistem da maternidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.