São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ataque a igreja cristã em Bagdá deixa 58 mortos e 78 feridos

Forças especiais dizem ter invadido edifício após ouvir tiros

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A operação de resgate de 120 cristãos feitos reféns por extremistas ligados à Al Qaeda em uma igreja católica em Bagdá no último domingo deixou um saldo total de 58 mortos e 78 feridos - a maioria deles mulheres e crianças.
Autoridades suspeitam que a maior parte dos reféns foi morta depois que forças especiais iraquianas -com ajuda de militares dos EUA- decidiram invadir a igreja Nossa Senhora da Salvação, onde estavam os reféns.
Porém, também há relatos de testemunhas de que as vítimas já estavam sendo baleadas antes da invasão.
Dos 58 mortos, 2 eram padres, 39 fiéis e 12 policiais. Outras cinco pessoas morreram porque passavam na frente da igreja e foram atingidas por uma explosão.
O premiê iraquiano Nouri al Maliki afirmou que o ataque foi uma tentativa de extremistas muçulmanos de expulsar a minoria católica do país.
O ataque de anteontem foi o maior realizado contra a minoria cristã do Iraque desde a invasão militar americana em 2003. Os cristãos representam apenas 0,8% da população do país, estimada em 29 milhões de pessoas.
O papa Bento 16 condenou o atentado e pediu a paz no Oriente Médio. "Rezo pelas vítimas dessa violência sem sentido", disse.

AÇÃO PLANEJADA
Forças de segurança iraquianas revelaram ontem que o ataque frustrado feito minutos antes contra a Bolsa de Valores de Bagdá -próxima à igreja- era só uma tentativa de confundi-los.
O objetivo primário dos extremistas sempre foi invadir a igreja e fazer reféns.
A ação começou no início da noite, quando um carro bomba explodiu perto da Bolsa de Valores.
Entre cinco e oito insurgentes usando coletes com explosivos, granadas e armas de fogo fizeram 120 reféns e exigiram a libertação de integrantes da Al Qaeda.
Forças especiais chegaram ao local e decidiram pela invasão alegando ter ouvido tiros. Pelo menos cinco suspeitos foram presos.


Texto Anterior: Cristina diz que vive momento doloroso, mas não o mais difícil
Próximo Texto: Colômbia: Estudantes protestam contra palestrante Uribe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.