São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Imagem de Obama como um 'zumbi' causa controvérsia

DE NOVA YORK

O comitê do Partido Republicano no município de Loudoun, na região metropolitana de Washington D.C., distribuiu, em e-mail, desenho do presidente Barack Obama com a aparência de um zumbi e um ferimento de arma de fogo na cabeça.
A imagem, que faz referência ao pôster de Obama notabilizado durante a campanha presidencial, estava em um e-mail que convidava republicanos para a comemoração do Dia das Bruxas.
"Membros e candidatos republicanos, estamos indo vencer os zumbis com princípios conservadores, pensamentos claros e um caminhão cheio de doces republicanos. [...] É divertido e será uma ótima maneira para representar os nossos candidatos para uma tonelada de eleitores (e seus filhos) antes da eleição."
O e-mail provocou polêmica. Políticos classificaram o desenho de "vergonhoso e ofensivo". A mensagem também exibia a imagem da líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, com rosto deformado.
O prefeito republicano de Loudoun, Scott K. York, divulgou nota ontem comentando o caso.
"Estou chocado e condeno a imagem ofensiva do presidente Obama. Isso viola os limites da decência e civilidade que o discurso público ponderado e respeitoso demanda."
O comitê republicano do município também divulgou nota em que pede desculpas pela imagem. "Deploramos qualquer ação que mostre, incite ou promova a violência contra o presidente ou qualquer outra figura política."
A relação entre democratas e republicanos nos EUA tem se tornado mais tensa com a proximidade da eleição presidencial e as divergências sobre políticas econômicas e sociais.
No Brasil, também já houve polêmica envolvendo retratos satíricos de políticos.
No ano passado, a série "Inimigos", do pernambucano Gil Vicente, para a Bienal de São Paulo, mostrava o ex-presidente Lula com uma faca na garganta e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso sob mira de uma arma.
A OAB afirmou que as imagens faziam apologia ao crime. (VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Brasil é o 82º na igualdade entre os gêneros
Próximo Texto: EUA: Pré-candidato republicano tenta conter escândalo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.