São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Dissidentes anunciam novo partido político


das agências internacionais

Dissidentes chineses anunciaram ontem que planejam criar um novo partido político na China. O Partido Trabalhista teria como objetivo monitorar o governo comunista, e não tentar derrubá-lo.
Os organizadores do novo partido tentarão inscrevê-lo junto às autoridades de Pequim no mês de abril, apesar de o regime chinês não admitir grupos de oposição.
O partido surge após a repressão, nas últimas semanas, contra o banido Partido Democrático da China. Wang Youcai, fundador do PDC, foi condenado a 11 anos de prisão e trabalhos forçados por "incitar o derrocamento do Estado". "O PDC foi uma pedra no sapato dos ditadores chineses", disse Ye Ning, ativista exilado nos EUA.
A estratégia do novo partido é não atentar contra o regime para tentar sobreviver. "Nossa responsabilidade será monitorar o Partido Comunista Chinês e representar a classe trabalhadora. Vamos ver se nós, que declaramos não almejar o poder político, seremos também caluniados com a acusação de "subverter o poder do Estado' ", diz comunicado do partido, que ameaça expulsar membros que aceitem cargo no governo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.